quarta-feira, 2 de maio de 2018

MARVEL - Vingadores: Guerra Infinita

Pela primeira vez saí de uma sala de cinema tenso. Sentindo-me derrotado, com um peso no peito. Me lembrou eliminações traumáticas no futebol, como Brasil x França em 2006, Grêmio x Independiente Medellin em 2003 entre outras, em que tu fica dias pensando em alternativas e nada pode fazer.
Pela primeira vez um filme de super-herói (is) termina na derrota.
Se antes do filme tínhamos dezenas de questionamentos sobre as joias, sobre quem morreria, quais os meios que o Thanos utilizaria para chegar às jóias, entre tantas outras coisas como realocar os personagens, alguns sumidos, como se juntariam... Agora temos MUITO MAIS perguntas, dúvidas, apreensão e ansiedade para chegar logo o 4º filme.
Obviamente muitas coisas foram cortadas do filme, como Thanos pegando a primeira joia. Tenho a impressão que no final do filme da Capitã Marvel (o qual se passa na década de 90) vá mostrar, e como ela vendo de fora a situação criada por Thanos e o chamado de Nick Fury, fazendo a ponte direta para Vingadores 4. Uma situação que me decepcionou foi a inutilidade da Feiticeira Escarlate, talvez ela seja o ser mais poderoso (ou pelo menos Top 5) do universo Marvel, ela pouco foi aproveitada em detrimento do protagonismo para outros personagens.


THOR / GUARDIÕES - A morte do Loki acredito ser verdadeira/definitiva e Heimdahll morreu com honra, enviando Hulk pra Terra para alertar à todos. Dos crossovers que tivemos no filme, disparado o melhor, foi de Thor com os Guardiões da Galáxia. Muito bom humor, foi bem trabalhado, a sincronia que há entre os personagens é quase perfeita, quebrou o gelo do clima tenso geral do filme. Falando em Thor, FINALMENTE O THOR. Isso é o Thor, o Poderoso Thor. Praticamente morto pelo Thanos ele sabia o que tinha de fazer, uma nova arma sagrada asgardiana, muito mais poderosa, Thor chegou chutando bundas e por alguns

centímetros não matou Thanos.


CAPITÃO AMÉRICA - Steve Rogers (não Capitão América), teve uma participação menor, porém, de grande importância, a reverência que todos tem com ele obedecendo-o, confiando e a disposição de morrer lutando ao seu lado. Foi o responsável de reunir quem se separou em Guerra Civil, visto a bobagem daquele acordo , ninguém se fez ao se reencontrar, se viram aliviados de estarem juntos novamente.

Steve luta rapidamente com Thanos, chega a segurar um pouco mas pe derrotado rapidamente, assim como todos. Vale ressaltar que encontrou Thanos já com todas as jóias, foi covardia.
Dentro do universo de Rogers, teve o retorno do Caveira Vermelha, algo que eu pensei que aconteceria, visto que ele apenas foi abduzido pelo Tesseract; Estava lá como guardião da joia da Alma, em primeiro momento pensei que fosse a Morte, o grande amor de Thanos, mas não a utilizaram. Particularmente foi a tomada de cena que achei mais bonita, o filtro utilizado nesse cenário em Vormir ficou espetacular.


O que espero do futuro de Steve Rogers? Uma conclusão, sabendo que Chris Evans não tem mais contrato e que não voltará a ser o Steve, que tenha o encontro entre ele e o Caveira Vermelha, que morram juntos lutando ou vão para um universo / buraco negro / dimensão paralela, seria um final digno para ambos e para um reboot do MCU.


HULK, HOMEM DE FERRO e DR. ESTRANHO - O encontro entre os dois era necessário, foi rápidas as apresentações porém consistentes. Dr. Estranho se contradiz no final, após visualizar mais de 14 milhões de possibilidades e ver que a ÚNICA é retirar a manopla, o mesmo acaba entregando a joia pela vida de Stark (no início disse que sacrificaria ele ou Peter Parker em detrimento de proteger a joia). Ambos ficaram vivos e serão peças fundamentais contra Thanos.

Hulk levou uma surra de Thanos no início, e pareceu ter ficado com medo de "sair" (achei também pra economizar no CGI), mas como o Hulk está numa mentalidade meio infantil (Thor Ragnarok), pode-se dizer que era medo.


HOMEM ARANHA - Como fã do Aracnídeo, reservei um espaço pra ele, mas não era necessário, Tivemos um novo uniforme, o popular Aranha de Ferro. Servindo de traje espacial ele deu novos recursos à Peter. Seu status quo ainda é na escola o que já dá pistas de que o segundo filme seja o

final dessa parte de sua vida. Ele trabalha com mais liberdade e confiança, ao ver uma nave gigante não exitou em sair correndo para ver o que era aquilo. Ao final a sua "morte" acaba sendo a mais emocionante, querendo não morrer, ele cai nos braços de Tony Stark (DE NOVO O PROTAGONISMO EXAGERADO) e some juntamente de metade do Universo.

E AGORA? - O filme terminou, Thanos venceu, metade do Universo está morto. A cena pós créditos mostra Nick Fury (que também morre/some) enviando um chamado para....Capitã Marvel. A heroína do segundo escalão da Marvel vai ser a chave pra salvar tudo (com Adam Warlock).
Na minha opinião, o filme da Capitã (Fevereiro 2019) que se passará no passado (anos 90), terá na sua parte final cenas atuais, mostrando a invasão de Xandar (só ver o símbolo dela) e Thanos pegando a primeira joia (não mostrado), e claro, ela recebendo o contato de Fury e toda ponte pra situação atual. Onde ela está? Ela "salvou" o casulo de Adam Warlock? Teremos o Nova?? Esse filme da Capitã ganhou MUITO¹²³ mais importância agora, resta saber como será costurado tudo e como vão (de novo) tentar nos enfiar uma heroína da Marvel, como TENTARAM com a própria capitã nas HQs e fracassou.

No geral, dou uma nota 9,5 pro filme. Entregou o que prometeu e não comprometeu em nada, surpreendeu muito, apostava muito na morte de Steve Rogers ou Tony Stark (e até dos dois) pra acabar muito triste o filme, mas acho que assim ficou mais chocante, sem esperança alguma.

Minhas críticas são as de anos, o protagonismo excessivo em cima de Tony Stark (por causa do ator) e a necessidade de TODOS (ATÉ O VISÃO!!!!!) do ator ficar mais tempo com o rosto de fora do que a máscara, isso é muito ruim. Como já falei da Feiticeira, também achei o Visão mal aproveitado, muito frágil, caiu facilmente. A ordem negra, aqui chamada de Filhos de Thanos ficou sinistra, Primeira Meia Noite e Fauce de Ébano ficaram macabros e sanguinareos, bons vilões. E onde está Sharon Carter??? Será esquecida ou uma será uma surpresa com Rogers morrendo em seus braços? E Jane Foster, a astrofísica que não presenciou nada... Eu perdoo, era muita gente pra 2h e pouco. 
Chega logo 2019. 


Avante Vingadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário